Recorde

Rajadas de vento de 134 km/h foram as maiores já registradas em Santa Maria

"Santa Maria ainda se recupera dos estragos que a chuva, o granizo e o vento provocaram nos últimos dias. Foram casas, galpões e ginásios destelhados, quedas de árvores e postes de luz, danos nas redes de energia elétrica, no abastecimento de água e nos sistemas de telecomunicações.

Rajadas de vento levantaram o telhado do Museu de Arte de Santa Maria

As rajadas de 134km/h, medidas na estação meteorológica do Grupo RBS, no bairro Patronato, na madrugada de quinta-feira, foram as maiores já registradas na cidade. Antes disso, o vento mais intenso medido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia sido de 99,7km/h, em uma tempestade em 22 de julho de 2009.

Conforme levantamento divulgado pela prefeitura na sexta-feira, 106 pessoas ainda estavam fora de casa na cidade. São 1.123 casas destelhadas, 800 delas só no bairro Nova Santa Marta. Segundo com a Defesa Civil, já foram distribuídos mais de 41 mil metros quadrados de lona.

25 mil clientes ainda estão sem luz em Santa Maria

Além disso, 18 escolas apresentam problemas em decorrência das chuvas e seis ficaram sem aula por conta do temporal. Três delas, ainda não têm previsão de retorno e outras três devem retornar à normalidade na quinta ou na sexta da semana que vem.

Cidades da região contabilizam estragos depois dos temporais

Na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, parte do telhado quebrou e caiu com o vento. A sala de aula da turma do 3º ano ficou totalmente alagada com a água que entrou. Os 407 alunos não tiveram aula nem na quinta, nem na sexta.


Foto: Maiara Bersch / Agência RBS

Uma equipe de voluntários da Cruz Vermelha foi até o local na tarde desta sexta para agilizar o conserto do telhado e do forro, mas o trabalho não foi possível, pois não havia escada de alcance no teto.

No entanto, segundo a secretária de Educação Silvana Guerino, uma caminhão de elevação foi contratado para que o reparo seja feito ainda neste sábado. Com isso, as aulas devem ser normalizadas na segunda-feira."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

AES Sul não dá previsão para normalizar o fornecimento de energia

Próximo

Confira quais os trechos mais críticos em rodovias da Região Central

Geral